O mercado imobiliário de Brasília teve um crescimento expressivo em 2024, registrando um aumento de 95% no Valor Global de Vendas (VGV) das unidades comercializadas, somando R$4,9 bilhões entre janeiro e setembro, conforme levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) com dados da GeoBrain. O volume de imóveis vendidos também avançou 44% no período, atingindo 4,7 mil unidades, com destaque para os segmentos Médio e Super Luxo. Além disso, o preço médio do metro quadrado na capital valorizou 7% em um ano, chegando a R$13,4 mil em setembro.

Esse cenário favorável demonstra a força do setor e abre espaço para novas oportunidades e desafios. Muito conhecido no mundo da moda para lançamento de produtos inéditos, as collabs chegam ao mercado da construção civil do Distrito Federal[JS1]  para atender a um público cada vez mais exigente e ávido por novidades. As incorporadoras Apex Engenharia e Jarjour Empreendimentos são vanguardistas e apostam nesta parceria estratégica não só para fortalecer as marcas, mas também para responder à demanda por produtos de alto padrão que movimentam o setor com soluções inovadoras.

“No setor imobiliário do DF temos muitos empreendimentos sendo lançados, porém são produtos muito semelhantes. Nós apostamos em um caminho diferente, focado na personalização dos nossos projetos imobiliários e no impacto positivo para os moradores. A collab surge como uma alternativa inovadora, trazendo soluções que elevam o padrão dos produtos imobiliários na capital Os projetos resultam em que fogem do óbvio e entregam um diferencial competitivo ao mercado”, explica Eduardo Aroeira, sócio-diretor da Apex Engenharia

Inovação no mercado imobiliário

O residencial Moment, recém lançado, é um exemplo deste movimento. Localizado no setor Noroeste, oferece unidades com melhor aproveitamento de espaço, permitindo que famílias tenham um três quartos sem comprometer o orçamento. Com três plantas, de 88 a 112m², o empreendimento apresenta uma configuração bem diferenciada com três quartos, sala ampla, closet e lavabo por um preço competitivo. Mas a inovação não está apenas nas áreas privativas e se estendem às áreas comuns, destacando-se o conceito inédito de cobertura, um espaço que une churrasqueira e piscina e que pode ser usado por todos os moradores.

Também fruto desta parceria, as incorporadoras lançaram, em 202[JS3] 2, o primeiro condomínio fechado do setor Noroeste, UNION 511 RESIDENCE MALL. Em vez de prédios comerciais independentes como é comum na região, o empreendimento abrange sete terrenos e propõe um conceito único de uso misto. São mais de 2000 m² divididos projetados sobre um charmoso boulevard, que vai de um lado ao outro do condomínio. [JS4] Um conceito que apresenta na área residencial 336 apartamentos, quarto/sala ou dois quartos com ou sem suíte, distribuídos em três pavimentos divididos em quatro blocos. Já no térreo 52 lojas de tamanhos variados e totalmente independentes da parte residencial.

Com o sucesso da parceria, novas colaborações já estão em planejamento. A tendência é que esse modelo de desenvolvimento conjunto continue a se expandir, trazendo ainda mais inovação e fortalecendo o mercado imobiliário do DF. A chegada do conceito de collab à construção civil de Brasília reforça que inovação e tradição podem caminhar juntas.


Fachada Moment Noroeste