Principal referência em Goiás na qualificação de profissionais para a área automotiva, em que começou a atuar desde sua instalação, em 1981, a Escola Senai Canaã, em Goiânia, dá um novo salto em modernização, inovação e tecnologia. Projeto estratégico no plano de expansão e atualização do atendimento à indústria, o Laboratório de Mecânica Automotiva, entregue segunda-feira (17/03), potencializa a atuação para o público-alvo: empresas de reparação de veículos, montadoras, concessionárias, autopeças, oficinas mecânicas.
A inauguração integra as comemorações dos 75 anos da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e 73 anos de atuação do Senai em Goiás. O novo complexo vai impulsionar a empregabilidade e o desenvolvimento tecnológico do setor, preparando profissionais para atender aos desafios da indústria automotiva, além de fortalecer a competitividade dessa cadeia produtiva em Goiás, em acelerado processo de transição para uma indústria global mais integrada.
Num investimento de R$ 18 milhões, sendo R$ 13 milhões na primeira fase e o restante até o mês de julho, a estrutura inclui laboratórios de alta tecnologia, equipamentos de diagnóstico, salas interativas, veículos elétricos, híbridos e à combustão, projetados para oferecer experiências práticas alinhadas às mais recentes inovações do mercado automotivo.
Ao abrir o evento, o presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Sesi e do Senai, André Rocha, destacou a importância da implantação do laboratório para o crescimento da cadeia produtiva automotiva. “Vamos elevar o patamar de atendimento a um público-alvo estratégico da Escola Senai Canaã, constituído por empresas que movimentam esse setor tão vital para a economia. Além disso, vamos ampliar a formação de profissionais qualificados, estamos abastecendo o futuro de Goiás com inovação, tecnologia e oportunidades de emprego e renda”, disse.
Capacitação de excelência
Com mais de 4 mil m² de área modernizada, os ambientes têm capacidade para atender até 750 alunos diariamente, em cursos profissionalizantes com alta demanda por mão de obra qualificada, como manutenção de veículos elétricos e híbridos, diagnóstico e reparo de sistemas automotivos, eletrônica embarcada e estética automotiva avançada.
Diretora da Escola Senai Canaã, Aliana Calaça ressaltou que a entrega do novo complexo reforça o compromisso da instituição com a formação profissional de excelência, ao agregar cada vez mais valor ao atendimento. “Com uma estrutura completa e um portfólio diversificado, capacitamos desde mecânicos de motocicletas até especialistas em máquinas agrícolas”, disse ela, fazendo referência também ao Centro de Treinamento Senai-John Deere, inaugurado em março do ano passado e destinado à qualificação de mão de obra para a agroindústria. “Nosso diferencial está na abordagem prática e na atualização constante, garantindo que tanto novos alunos quanto trabalhadores experientes tenham acesso ao que há de mais moderno e eficiente na área automotiva. O objetivo é fortalecer a indústria e impulsionar o desenvolvimento profissional, preparando mão de obra para os desafios desse setor dinâmico e abrangente”.
Avanço tecnológico
Presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios de Goiás (Sindirepa), Mário Arruda ressaltou que a parceria com o Senai ganha mais um salto de qualidade com a entrega do laboratório. “A qualificação profissional é essencial para o setor de reparação automotiva. Com a constante evolução dos veículos e o avanço das tecnologias, é fundamental que todos os profissionais estejam no mesmo nível de conhecimento técnico. As concessionárias, sozinhas, não conseguem atender à demanda de manutenção e reparo de toda a frota circulante. Por isso, é indispensável um setor independente, altamente capacitado, treinado e certificado. O Senai desempenha papel estratégico nesse cenário, formando profissionais preparados para lidar com as mais recentes inovações do mercado, garantindo um serviço de excelência e fortalecendo toda a cadeia automotiva.”
A inauguração contou com presença do deputado estadual Virmondes Cruvinel, gestores do Sistema Indústria em Goiás, como o vice-presidente da Fieg, Emílio Bittar; o diretor de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai, Claudemir Bonatto; os presidentes do Sindicato das Indústrias de Alimentação (Siaeg), Antônio Benedito dos Santos e do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fieg, Luciano Lacerda.
Também participaram a diretora do Sest/Senar, Joabete Xavier, o superintendente adjunto do Senar Goiás, Pedro Camilo, o superintendente de Pós-Vendas do Grupo Belcar, Alessandro Gonçalves, o diretor de Pós-Vendas do Grupo Ventura, Valdson Neves, o diretor da Águia Diesel, Luiz Mauro Alvarenga, o diretor de Vendas da Somafértil, Fabiano Reis, os diretores da Expopeças, Paulo Miranda e Aline Miranda, o gerente de Serviços e Pós-Vendas da HPE Mitsubishi Catalão, Willian Aquino, o gerente Agrícola do Grupo Farias (Usina Anicuns), Davis Augusto, o diretor do Grupo Navesa, Mário Henrique Queiroz, além de empresários, profissionais da área automotiva.
POR DENTRO DO LABORATÓRIO
Investimentos em tecnologia e inovação
As modernizações realizadas no complexo automotivo do Senai Canaã incluem ambientes educacionais com muita tecnologia, telas interativas com inúmeras capacidades de utilização com sistema Android integrado, sensível ao toque para práticas e participação dos alunos, aplicativos de educação e comunicação entre telas. Foram adquiridos equipamentos para teste de suspensão, direção, nova rampa de alinhamento de última geração, entre outras aquisições.
“O laboratório de mecânica automotiva passou por ampla reestruturação para se alinhar às mais recentes inovações do setor. As melhorias abrangem a modernização da infraestrutura, com renovação completa da iluminação e do piso, além de investimentos em tecnologia de ponta. A unidade também foi equipada com novos veículos, incluindo modelos híbridos e elétricos, garantindo que os alunos tenham acesso às mais avançadas tecnologias do mercado. Além disso, foram adquiridos equipamentos e ferramentas de última geração, proporcionando uma experiência prática condizente com as demandas da indústria automotiva, que se transforma diariamente com o lançamento de novas soluções”, explicou o instrutor de mecânica automotiva, Juan Guilherme.
Diretor regional do Senai e superintendente do Sesi, Paulo Vargas destacou que as melhorias realizadas visam formar profissionais alinhados com as demandas do mercado. “O propósito do Senai é qualificar recursos humanos com perfil o mais próximo possível da realidade das indústrias, de olho no futuro e na competividade do setor produtivo.”
Equipamentos e aquisições
Nesta primeira etapa, o conjunto de ambientes educacionais entregues inclui, no pavimento inferior, três laboratórios:
- o laboratório de elétrica veicular para linhas leves e pesadas;
- o laboratório de manutenção e práticas de manutenção geral;
e o laboratório de veículos leves e híbridos.
No pavimento superior, além de salas de aula, foram instalados outros cinco laboratórios:
- o laboratório de veículos pesados, com plataforma de motores para funcionamento em aulas práticas;
- o laboratório de montagem e desmontagem de motores ciclo diesel;
- o laboratório de montagem e desmontagem de motores ciclo otto;
- o laboratório de montagem e desmontagem de transmissões de linha leve;
- e três novos boxes destinados ao laboratório de estética automotiva e ao laboratório de teste de veículos e motores.
0Comentários