A deep tech irá apresentar soluções de segurança perimetral com alto grau de assertividade para o setor de energia

 

A Alfa Sense, líder no desenvolvimento e fabricação de soluções avançadas em sensoriamento óptico no Brasil, é apoiadora da 11ª edição do WIND O&M Forum | BRAZIL e da 4ª edição do Solar O&M Forum | BRAZIL. Considerado o principal ponto de encontro executivo e técnico de Operação e Manutenção (O&M) de parques eólicos e solares no Brasil, o evento acontecerá de 03 a 05 de dezembro, no Novotel Center Norte, em São Paulo. Em sua estreia nesta edição, a Alfa Sense apresentará suas tecnologias inovadoras, demonstrando para os setores de energia eólica e solar sua atuação na segurança perimetral com soluções de alta tecnologia e assertividade.

No estande 14, a Alfa Sense, além de expor a tecnologia premiada das soluções Fence Lite® e Fence Smart®, soluções que transformam a fibra ótica comum em um sensor distribuído, que por meio de um sistema avançado identifica, alarma de forma precisa e ininterrupta, múltiplos tipos de tentativas de intrusão, antes que elas ocorram. Também irá realizar o “test drive tecnológico”. Trata-se de um totem interativo com diferentes tipos de perímetro, como alambrado, gradil e muro para que os visitantes possam ter um entendimento rápido e na prática de como as tecnologias desenvolvidas pela deep tech atuam de forma proativa e assertiva em campo.

Fence Lite® e Fence Smart®


De acordo com o CEO da Alfa Sense, Hamilton Luiz, participar de um evento desta envergadura, um dos eventos mais importantes para o setor de energia eólica, solar e hídrica do país reafirma a Alfa Sense como uma empresa preparada para atuar e contribuir para elevar o nível de segurança e assim, beneficiar a geração e operação do setor. “Através das nossas soluções que serão expostas no evento, vamos demonstrar que é possível elevar o nível de segurança, otimizar recursos e reduzir custos operacionais com o aumento da eficiência operacional, contribuindo para uma pronta resposta mais eficiente em campo. A solução de desenvolvemos e fabricamos tem um sensor de campo óptico robusto e durável aliado a um software avançado com algoritmos especiais que gera alta precisão no perímetro de a fácil integração com sistemas de alarmes, VMS e câmeras tradicionais, fornecendo uma solução de proteção perimetral de alto nível com um ROI rápido e um ótimo custo-benefício para a operação”, pontuou.

O WIND O&M Forum | BRAZIL e o Solar O&M Forum | BRAZIL congregam líderes de mercado, criadores de projetos de energia renovável, fabricantes, fornecedores e prestadores de serviços independentes (ISPs); discutem as tendências emergentes, os desafios operacionais e as melhores práticas no setor de O&M para energia eólica e solar no Brasil. A programação abrange painéis de discussão, demonstrações de casos práticos e encontros de networking exclusivos, oferecendo uma perspectiva estratégica e unificada para o futuro da operação e manutenção no segmento de energias renováveis no Brasil.

 

Sobre as soluções

A tecnologia das soluções expostas pela Alfa Sense no WIND O&M Forum | BRAZIL e o Solar O&M Forum | BRAZIL, do Fence Lite® e Fence Smart®, transformam uma fibra ‘óptica comum num sensor acústico distribuído em campo, para um monitoramento eficiente do perímetro. Não utilizam componentes elétricos ou eletrônicos em campo. E um software avançado vai detectar e filtrar todos os eventos que ocorrem ao longo do perímetro convertendo-os em assinaturas únicas como se fosse uma “impressão digital” filtrando eventos que não representam perigo como chuva, vento, pássaros, etc., de eventos que representam perigo como: corte de alambrado, escalada, escavação, quebra de muro, serra de gradil entre outros, gerando um alarme em tempo real informando de forma proativa e precisa a central de operação para uma pronta resposta imediata. As soluções podem ser aplicadas de forma versátil a qualquer tipo de perímetro, inclusive instaladas sob o solo, na Área de Proteção Ambiental (APA) ou Área de Proteção Permanente (APP), criando barreiras virtuais para a detecção precisa e em tempo real de passos e veículos, elevando o nível de segurança e respeitando o meio ambiente.

Além disso, elas se integram de forma simples e rápida a centrais de alarme, sistemas de controle de acesso, e a equipamentos e softwares como VMS, NVR, DVR e até a drones, entre outros dispositivos. Pode assim direcionar automaticamente uma câmera, acionar luzes ou sinal sonoro em campo para uma pronta resposta imediata do operador, transformando qualquer perímetro numa barreira de alta segurança.

A fibra óptica foi escolhida para ser sensor de campo porque é robusta e durável, não queima, é imune a raios, a intempéries, maresia e a quaisquer tipos de interferências eletromagnéticas (EMI) ou de rádio (RFI). É intrinsicamente segura, possuem garantia de 25 anos e tem uma vida útil de mais de 100 anos no perímetro, proporcionando, um excelente custo benefício.