Como investir em comunicação estratégica garante resultados eficientes 

Com um ambiente corporativo em constante evolução, a comunicação interna se tornou um dos pilares fundamentais para o sucesso organizacional. Uma comunicação clara e eficaz não apenas alinha as equipes, como também impulsiona a motivação, o engajamento e, consequentemente, os resultados da empresa.

Uma pesquisa da Forbes de 2024 mostra que 89% dos trabalhadores acreditam que a comunicação ineficaz tem um impacto negativo nos funcionários. Informações confusas, feedback insuficiente e instruções mal formuladas são apenas alguns dos fatores que podem comprometer o desempenho da equipe e afetar a eficiência operacional, a cultura organizacional e a motivação dos colaboradores. Além disso, o levantamento também mostra que 40% dos entrevistados relatam que falta de assertividade na comunicação prejudicou a confiança que eles tinham nos líderes e no time como um todo.

Apesar de ser essencial para o sucesso organizacional, muitas empresas ainda não compreendem a importância de investir na comunicação interna. Uma pesquisa realizada este ano pela Axios HQ, plataforma de gerenciamento de comunicações internas dos Estados Unidos, destacou que 86% dos trabalhadores não se sentem totalmente alinhados com os objetivos de negócio, desses, 49% consideram deixar seus empregos nos próximos dois anos.

Para Cris Bittar, gerente da Smartcom, nesse contexto, “as empresas devem buscar opções estratégicas para integrar tecnologia e boas práticas de comunicação, promovendo um fluxo de informações ágil e acessível. Com ferramentas que facilitam o compartilhamento de ideias, feedbacks e atualizações, a comunicação empresarial cria um ambiente colaborativo onde todos se sentem valorizados e parte do processo”, explica.

Além de aumentar a transparência nas relações internas, a comunicação estratégica permite que as empresas identifiquem rapidamente áreas que necessitam de melhorias e fortaleçam sua cultura organizacional. Ao promover um diálogo aberto e construtivo, as organizações conseguem não apenas resolver conflitos de maneira eficaz, mas também cultivar um clima de confiança e cooperação.

Segundo Cris, “profissionais especializados em comunicação estratégica trazem não apenas conhecimento técnico, mas também uma visão especializada aos valores e expectativas do público. Isso resulta em campanhas mais eficazes, maior engajamento dos colaboradores e uma reputação positiva no mercado. Ao investir em comunicação de qualidade, as organizações não apenas fortalecem sua marca, mas também se preparam para enfrentar os desafios diários de maneira mais assertiva e inovadora”.

Sobre a Smartcom: Agência de comunicação 360° com sedes em Curitiba e na Alemanha, a Smartcom difunde marcas no Brasil e no exterior por meio da gestão de redes sociais e sites, assessoria de imprensa, design, endomarketing, audiovisual e auditoria de posicionamento interno e externo. Seus braços na Argentina e Estados Unidos, além de profissionais de comunicação altamente qualificados, garantem a conexão perfeita entre a empresa e o cliente por meio da comunicação planejada e estratégica para os segmentos da indústria, associações, startups, escritórios de Advocacia, tecnologia, entre outros.Parte inferior do formulário