As arquitetas Ângela Cambraia e Elba Cambraia, do escritório CasaCam Arquitetura, assinam o ambiente “Respiro” na 32ª edição da CASACOR Brasília, evento que se consolida como uma das mais prestigiadas mostras de arquitetura, design de interiores e paisagismo do Brasil.
Ângela e Elba Cambraia |
O ambiente, com 38 metros quadrados, se inspira no tema “De Presente: O Agora”, convidando os visitantes a uma experiência sensorial que remete à importância de estar presente e aproveitar cada momento. A dupla de arquitetas propõe uma pausa na correria do dia a dia, simbolizada pela imagem de uma ampulheta onde o fluxo da areia é interrompido por uma grande pedra. Essa metáfora visual representa a necessidade de “respiro”, de um instante de reflexão e presença.
“Respiro” é uma fusão entre a materialidade e a experiência sensorial, destacando o uso de materiais como pedra, areia, vidro e madeira. O ambiente dialoga com o visitante ao trazer texturas que remetem ao ciclo natural de transformação, desde a pedra bruta até sua evolução em areia e vidro. O minimalismo lúdico, tendência de 2024, permeia o layout e o fluxo do espaço, criando um ambiente aberto e convidativo, que vai além da função de um espaço comercial tradicional, proporcionando uma experiência de compra que envolve todos os sentidos.
As arquitetas também destacam a inclusão de objetos simbólicos como a ampulheta e a caixa de areia, que sintetizam a narrativa do ambiente. A ampulheta, travada pela pedra, sugere uma pausa no tempo, enquanto a caixa de areia simboliza o tempo perdido, aprisionado na memória.
Com esta proposta, Ângela e Elba Cambraia, mãe e filha à frente do CasaCam Arquitetura, trazem à tona uma reflexão profunda sobre o tempo e as transformações inevitáveis que ele traz. Ângela, com 20 anos de experiência no Ceará antes de se mudar para Brasília, e Elba, formada pela UnB e com atuação em Brasília e Rio de Janeiro, unem suas visões para criar um espaço que é ao mesmo tempo introspectivo e acolhedor.
“Respiro” é a quinta participação de Ângela na CASACOR Brasília, consolidando seu legado na mostra. O ambiente, que pode ser visitado até o próximo dia 16 de outubro, é um dos grandes destaques da edição 2024, oferecendo ao público uma nova perspectiva sobre o uso do tempo e o valor de estar presente no agora.
0Comentários